Pele oleosa é uma coisa complicada, eu sei. Quero que saibam de antemão que para tratar e amenizar esse fardo é necessário empenho e disciplina. Então vamos nessa!

Dicas primordiais, básicas e essenciais:
  • Lavar o rosto no máximo 3 vezes por dia, com água fria e com um sabonete, de preferência com ácido acetilsalicílico na fórmula;
  • Tonificar com uma loção tonificante que contenha extrato de hamamélis, arnica ou própolis, pois ajudam a limpar melhor a pele;
  • Proteger a pele com um protetor solar durante o dia, mesmo que a maquiagem já tenha um fator de proteção.
Como hidratar a pele oleosa:
Essa é a parte na qual as pessoas ficam cheias de dúvidas. Se a pele já é oleosa, será que precisa mesmo de hidratação? A resposta é simples. Claro que precisa!
Vamos começar com uma dica caseira...
Você vai precisar de:
  • 3 colheres (de sopa) de iogurte natural
  • Meia cenoura ralada
Como preparar?
Coloque num copo o iogurte e a cenoura ralada e misturar bem. Depois passe a máscara no rosto, evitando a área dos olhos e da boca, deixando atuar por 20 minutos e lave a seguir com água fria. Para secar dê leves tapinhas no rosto com uma toalha bem macia.
Antes da aplicação deste hidratante caseiro para pele oleosa é importante limpar primeiro a pele com água fria e sabão. O uso de produtos oil free, livres de óleo, também são uma opção, pois eles não aumentam a oleosidade da pele, mantendo o brilho natural.
Uma dica para os hidratantes em cremes, os que não são caseiros, é nunca utilizar hidratantes em forma de emulsão, dando preferências aos géis, que são mais leves e, por isso, mais indicados para este tipo de pele.

Esfoliando a pele:
A pele oleosa deve ser esfoliada 1 vez por semana para remover as células mortas da pele e a oleosidade e desobstruir os poros, tornando a pele macia.
Um ótimo esfoliante caseiro para pele oleosa pode ser feito em casa com limão, óleo de amêndoas, fubá e açúcar. O açúcar e o fubá irão retirar a camada mais superficial da pele, o óleo irá ajudar a hidratar e o suco de limão vai ajudar a retirar o excesso de oleosidade da pele, deixando-a limpa e fresca.
Você vai precisar de:
  • 1 colher (de sopa) de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de fubá
  • 1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão
Como preparar?
Misture todos os ingredientes num recipiente de plástico e aplicar no rosto, friccionando em movimentos circulares. Insista nas regiões mais oleosas que, geralmente, são a testa, o nariz e o queixo, e depois lave com água morna. Seque com uma toalha macia, sem esfregar, e use uma pequena quantidade de hidratante próprio para o rosto, livre de óleo.
Esta receita também pode ser utilizada para quem sofre com acne, espinhas ou cravos e pode, inclusive, ser utilizada nos lábios. Este esfoliante só não é recomendado para passar na região dos olhos e é importante lavar muito bem o rosto porque o limão pode manchar a pele.

Argila:
Já ouviram falar em argila verde para a pele? Pois bem, ela é ótima! Tanto para a pele como para os cabelos.
Benefícios:
  • Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.
  • Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
  • Absorve toxinas e impurezas.
  • Promove a reconstituição dos tecidos.
  • Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
  • Estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação.
  • Elimina a oleosidade da pele e cabelo.
  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.
  • Suaviza e amacia a pele.

Maquiagem:
E na hora de maquiar esse tipo de pele? O maior terror das mulheres é ver aquele poço de óleo se formando em sua pele...
Antes de aplicar a maquiagem na pele oleosa, é importante que a pele esteja bem limpa e tonificada. Além disso, é fundamental usar uma base sem óleo e um pó facial para retirar o excesso de brilho.
Porém, não se deve usar muita maquiagem porque a pele pode ficar ainda mais oleosa. 
Uma dica importante é escolher uma maquiagem que tenha o efeito Mate, pois disfarça ainda mais o brilho comum da pele oleosa.
Alimentação:
Xiiii... O que comer e o que não comer nesse caso?
Alimentos como frituras, gorduras, fast food, chocolates e frutas secas como avelã, nozes e amêndoas devem ser evitadas pois elas aumentam a oleosidade da pele. Já as frutas vermelhas como romã, morangos e acerola são ótimas para diminuir a oleosidade da pele, devido a sua ação antioxidante.
Laranja, abacaxi, framboesa, melancia, pêssego e mamão papaia são outras frutas que ajudam no tratamento da pele oleosa, deixando-a mais firme e macia.
Recomenda-se ingerir pelo menos 3 peças de fruta por dia, para um melhor aproveitamento de seus nutrientes, esteja ela na sua forma natural, ou em forma de suco. Mas quem optar pelos sucos deve-se lembrar que este deve ser preparado na hora, pois ao ser conservado na geladeira ou na temperatura ambiente, o suco perde muitas de suas propriedades.


14 Comentários

  1. A minha pele era bem oleosa, hoje em dia após a troca do meu sabonete ela esta mista, mas adorei as dicas, pois é horrível sofrer com oleosidade e muitas meninas tem dúvida do que usar e como usar. Beijos

    www.renatanerees.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha pele é bastante oleosa , gostei das dicas
    Te convido a conhcer meu blog
    http://a-gente-arrasa.blogspot.com.br/
    Será muito bem vinda bjs

    ResponderExcluir
  3. Minha pele é bem oleosa por isso lava mais de 3 vezes por dia. Obrigada pelas dicas em flor. Beijos!
    Blog Atrás da Penteadeira

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas! Minha pele é oleosa, quero experimentar a argila!!
    É preciso cuidar o ano todo!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa experimentar tenho certeza que vai amar! Beijos.

      Excluir
  5. Nossa, minha pele é mista e já sofro... Sempre pego as dicas para oleosas nesse calor. Valeu o posto. Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post Ana Carolina :) Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Vou tentar essa dica caseira nunca havia escutado ela, minha pele é super oleosa sofro horrores e olha que eu passo creme 2x ao dia e faço esfolhação uma vez na semana. O triste é o óculos que não para no lugar pois fica escorregando :(
    xoxo :*
    www.isabelamingues.blogspot.com

    ResponderExcluir